COMVIDA em mais uma reunião do projeto ''Pela Vida, Caminhamos na Bacia do Rio Madeira''

                            

                       

COMVIDA Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira se reuniu no último dia 29 de junho de 2022 para tratar diversos assuntos relacionados ao projeto ‘‘Pela Vida Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira’’.  

                       

O vereador Elias Crispim de Guajará Mirim se fez presente a reunião a convite de dona Gerônima da Colônia dos Pescadores, e apresentou uma minuta de projeto de lei para a instituição da ''Semana Municipal da Água'' naquele município. O mesmo se colocou aberto a receber contribuições a minuta do projeto de lei, de forma a contemplar pontos importantes na defesa da Água como direito humano essencial. As contribuições serão feitas até o início de agosto quando voltam as ações legislativas e a mesma possa ser apresentada.

O coordenador do projeto do lado boliviano por sua vez , David Barba também se fez presente na reunião e apresentou os trabalhos que estão sendo executados por sua equipe da Bolívia, informando que avançaram na solução para a implantação do sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica em Cachuela Esperanza e com preço menor que antes.

Na reunião também foram encaminhadas algumas orientações para os membros que participarão do 10 FOSPA, Fórum Social Pan-amazônico em Belém-PA, no tocante à participação nas atividades do FOSPA, deslocamentos e documentos necessários para a viagem, bem como os cuidados diante da pandemia de COVID 19 que ainda persiste.

Sobre o sistema de bombeamento de água do projeto a ser instalado no IATA, o coordenador do lado brasileiro, Iremar Ferreira citou a dificuldade da Associação dos Agricultores e Pescadores do Iata em estabelecer a contrapartida com o poço para que haja a instalação do sistema. A coordenação da associação diante da impossibilidade de cavar o poço colocou a disposição os equipamentos que foram doados, para que sejam instalados em outra comunidade com melhores condições de recebê-los, objetivando o cumprimento das metas do projeto.

                                     

No dia 30 de junho o engenheiro Arthur diretor da Inova Solar, empresa que realiza as instalações dos equipamentos, realizou uma oficina para os moradores do Laje Velho 01 e 02, orientando os mesmos sobre a operacionalização e manutenção básica dos equipamentos instalados para a captação de água a partir da energia solar.

      

A próxima reunião do COMVIDA está marcada para dia 15 e 16 de agosto em Guajará Mirim, quando será realizada uma capacitação para monitoramento de efeitos do projeto, com apoio de MISEREOR através do senhor Adriano da entidade CAIS. Já no lado boliviano será nos dias 17 e 18 de agosto.

Apoio: 
    
                                


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA defende projeto de lei municipal pela instituição da Semana da Água no município de Guajará Mirim

COMVIDA REALIZOU ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE MARÇO EM GUAJARÁ MIRIM\RO

COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA