COMVIDA realiza ''Oficina Energia Solar e Território é um direito'' na comunidade Laje Velho

                               


Guajará Mirim, 06 de maio 2022.

Dando continuidade ao projeto Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira, o COMVIDA, Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, realizou no último dia 06 de maio na comunidade indígena Laje Velho a ''Oficina Energia Solar e Território é  um Direito''. A ação  pretende informar crianças, jovens e adultos sobre os impactos negativos que a construção da hidrelétrica de Ribeirão poderá causar na região.

A oficina aconteceu nas dependências da escola Wem Canum Oro Waram e contou com a presença de líderes da comunidade, professores, integrantes do COMVIDA/Bolívia e da população  estudantil que participou ativamente dos trabalhos.

O desenvolvimento da oficina ficou a cargo de Iremar Antônio Ferreira, coordenador do projeto ''Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira''. Durante os trabalhos ele apresentou de forma lúdica as dificuldades que a comunidade vai enfrentar com a instalação da hidrelétrica, principalmente a extinção da comunidade de Ribeirão, como aconteceu em Mutum Paraná.


A Oficina é um direito da população para que a verdade sobre os impactos com a construção da hidrelétrica de Ribeirão sejam entendidos.

A oficina contou com a colaboração lúdica de Lucas Mura e Hely Chateaubriand com uso de bonecos para falar da vida dos animais afetados pela ação humana.

Ao final todos foram conhecer o sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica, um exemplo de boa prática sem agredir a Natureza, a Mãe Terra e garantindo direito ao acesso a água.


Apoio:
                                                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA diz Não a UHE Tabajara

COMVIDA INSTALA BOMBEAMENTO COM ENERGIA SOLAR EM RESEX

COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA