COMVIDA realiza ''Oficina Energia Solar e Território é um direito'' na comunidade Laje Velho

                               


Guajará Mirim, 06 de maio 2022.

Dando continuidade ao projeto Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira, o COMVIDA, Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, realizou no último dia 06 de maio na comunidade indígena Laje Velho a ''Oficina Energia Solar e Território é  um Direito''. A ação  pretende informar crianças, jovens e adultos sobre os impactos negativos que a construção da hidrelétrica de Ribeirão poderá causar na região.

A oficina aconteceu nas dependências da escola Wem Canum Oro Waram e contou com a presença de líderes da comunidade, professores, integrantes do COMVIDA/Bolívia e da população  estudantil que participou ativamente dos trabalhos.

O desenvolvimento da oficina ficou a cargo de Iremar Antônio Ferreira, coordenador do projeto ''Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira''. Durante os trabalhos ele apresentou de forma lúdica as dificuldades que a comunidade vai enfrentar com a instalação da hidrelétrica, principalmente a extinção da comunidade de Ribeirão, como aconteceu em Mutum Paraná.


A Oficina é um direito da população para que a verdade sobre os impactos com a construção da hidrelétrica de Ribeirão sejam entendidos.

A oficina contou com a colaboração lúdica de Lucas Mura e Hely Chateaubriand com uso de bonecos para falar da vida dos animais afetados pela ação humana.

Ao final todos foram conhecer o sistema de bombeamento de água com energia solar fotovoltaica, um exemplo de boa prática sem agredir a Natureza, a Mãe Terra e garantindo direito ao acesso a água.


Apoio:
                                                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA defende projeto de lei municipal pela instituição da Semana da Água no município de Guajará Mirim

COMVIDA REALIZOU ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE MARÇO EM GUAJARÁ MIRIM\RO

COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA