COMVIDA INSTALA BOMBEAMENTO COM ENERGIA SOLAR EM RESEX

                                   

Dando continuidade ao projeto ‘‘Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira’’ foi realizada no último dia 24 de fevereiro no Ramal do Seringueiro a instalação do sistema de bombeamento de água a partir de energia solar dentro da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, sob gestão da ASAEX – Associação dos AgroExtrativista do baixo rio Ouro Preto.

A instalação vai beneficiar uma escola, uma agroindustria de farinha de mandioca, uma residência e a comunidade em geral com água encanada e de qualidade.

    

Integrantes da comunidade se mobilizaram em mutirão para cavar o poço amazônico, a construção da base de sustentação da caixa d´água e com a instalação dos equipamentos necessários, sob orientação da empresa Inova Solar de Nova Mamoré, fornecedora dos sistemas de bombeamento ao projeto.

O presidente da Associação em exercício sr. Edvaldo (pois a presidenta, senhora Missilene se encontra em tratamento médico), agradeceu a iniciativa do projeto e se colocou a disposição para colaborar em futuras ações do COMVIDA, do qual a ASAEX faz parte e de possíveis instalações que possam ser realizadas em outras comunidades.



O coordenador do projeto Iremar Ferreira falou da importância do projeto para mostrar a viabilidade da energia solar fotovoltaica nos empreendimentos coletivos, contribuindo para formar consciência e mobilização popular, bem como da necessidade de conquistar novos recursos para atender um número maior de localidades que desejam fazer a transição energética para um modelo justo e popular.


Dando continuidade as ações do projeto, no dia 25 de fevereiro aconteceu uma reunião com integrantes do COMVIDA e moradores de Cachuela Esperanza, que fazem parte de Guayaramerín-Bolívia, nas dependência do antigo hotel, às margens do rio Beni com sua majestosa cachoeira, para esclarecimentos sobre a possível instalação de um sistema de bombeamento de água à partir da energia solar naquela comunidade, em substituição da energia da rede convencional para gerar economicidade e compromisso local em defesa do rio Beni livre de represas.

O coordenador do projeto no lado brasileiro Iremar Ferreira, juntamente com o coordenador do lado boliviano Davi Vargas, além de demais integrantes do COMVIDA, fazendo valer o Protocolo de Consulta Prévia elaborado pelos pescadores em 2020, realizaram a oficina com uma metodologia bem participativa e deliberativa pelos presentes. Na oportunidade apresentaram as propostas técnicas avaliadas pós-visita no mês de janeiro\22, esclareceram a comunidade em detalhes os custos e necessidades de adaptações caso optem pelo projeto, sanando as dúvidas e com encaminhamentos entre as representações sociais e políticas presentes, as quais fizeram compromissos de buscar mais parcerias para viabilizar a instalação do bombeamento de água em mais de 50mil litros dia, para atender a toda a comunidade de Cachuela Esperanza com uma média de 3 horas diárias de água, dado o limite de fornecimento da fonte natural, nas proximidades da rodovia de acesso à localidade, distante uns 200 metros da mesma e a mais de 1km da área urbana.

Após os esclarecimentos os presentes se posicionaram a favor da instalação do sistema e pediram agilidade às autoridades presentes, bem como se comprometeram por meio de seu Comitê Gestor da Água, de fazer um levantamento do consumo e arrecadação, visando organizar um fundo mantenedor caso se concretize essa instalação.

Ainda na oportunidade os presentes foram informados de que o COMVIDA realizará Atos públicos na cidade de Guajará Mirim e Guayaramerin, no dia 22 de março, referenciando o Dia Mundial da Água e propondo a instalação deste como o “Dia Internacional de Proteção da Bacia do Rio Madeira”. Todos os presentes foram convidados a participar em Guayaramerin.

Apoio:

                                           


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA defende projeto de lei municipal pela instituição da Semana da Água no município de Guajará Mirim

COMVIDA REALIZOU ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE MARÇO EM GUAJARÁ MIRIM\RO

COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA