COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

                                   


COMVIDA INICIA 2022 EM AÇÃO BINACIONAL

Dando inicio as atividades em 2022 do projeto ‘‘Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira’’ o COMVIDA, Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, realizou no último dia 28 de janeiro, a primeira reunião do ano na cidade de Guayaramerín na Bolívia para tratar de diversos assuntos sobre a retomada do projeto em 2022.

Dos assuntos tratados, o de maior relevância foi o da necessidade de retomar os cuidados contra o vírus do Covid 19 nas atividades presenciais, considerando que a Vida é o bem maior e expressão de amor ao próximo “quem ama cuida”, afirmou Eva Canoé.

Ainda na reunião foram apresentados os resultados das atividades já desenvolvidas até aqui pelo projeto em ambos os lados, bem como um planejamento conjunto de ações maiores, tais como: realizar atos no dia 14 de março - Dia Internacional da Água, demarcando como “dia internacional de defesa da bacia do rio Madeira”; participação no FOSPA em Belém em julho\22; encontro de formação de lideranças jovens em Rurrenabaque em agosto\22, entre outros.

Antecedendo a reunião, no dia 27, o COMVIDA realizou as instalações de duas unidades de bombeamento de água a partir da captação de energia solar fotovoltaica nas aldeias Laje Velho 01 e Laje Velho 02, “do outro lado do Rio”. Elas atenderão uma população de aproximadamente 200 pessoas nas duas aldeias, que sofrem com a falta de energia elétrica para bombeamento da água. 

A comunidade indígena Laje Velho 01, liderada pelo professor Valdemar Oro Waram participou intensamente da instalação, colaborando com a equipe técnica liderada por Arthur de Araújo, que se apresentou satisfeito em participar de um projeto que leva conscientização ambiental e econômica para a população.

O professor e vereador Francisco Oro Waram, juntamente com o responsável pelo poço da instalação senhor Valdemar Oro Waram, agradeceram a iniciativa do COMVIDA e se colocaram a disposição para colaborar com a continuidade do projeto em defesa do rio contra as barragens.

Na aldeia Laje Velho 02 não foi diferente, a comunidade também abraçou a causa e participou das instalações se fazendo presente, perguntando e dando sugestões. O responsável pelo poço, a liderança, senhor Rozenio Oro Waram, agradeceu a iniciativa e se colocou a disposição para participar das demais atividades na aldeia e fora dela. A equipe do Comitê foi convidada a participar de um saboroso almoço regado a chica doce (bebida tradicional feita de milho original cultivado na comunidade) antes de regressar à cidade.

O projeto ‘‘Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira’’, realizará trabalhos internos e virtuais no mês de fevereiro em decorrência do aumento de casos do vírus Covid 19 em Rondônia, retomando atividades presenciais em março.


Apoio:

                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA defende projeto de lei municipal pela instituição da Semana da Água no município de Guajará Mirim

COMVIDA REALIZOU ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE MARÇO EM GUAJARÁ MIRIM\RO