CACHUELA ESPERANZA SONHA COM ÁGUA SEM CUSTO

                                    


CACHUELA ESPERANZA SONHA COM ÁGUA SEM CUSTO

O COMVIDA, Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, dando continuidade ao projeto ‘‘Pela Vida, Caminhamos Juntos na Bacia do Rio Madeira’’, realizou no último dia 28 de janeiro uma visita técnica na comunidade Cachuela Esperanza na Bolívia, objetivando analisar as instalações de água da localidade que vem sofrendo com a falta d’água.

Na oportunidade o engenheiro Arthur de Araújo, responsável pelas instalações das unidades de captação de água a partir da energia solar do lado brasileiro do projeto, se fez presente auxiliando a coordenação do lado boliviano na elaboração da proposta de instalação da unidade para a comunidade. Essa ação foi articulada e mediada por Iremar Ferreira, articulador geral do projeto no lado brasileiro, com senhor David Barba, articulador do projeto no lado boliviano.

Para concretizar essa ação a Comitiva saiu de Guayaramerin após o término da reunião do COMVIDA, em dois carros as 14:30hs, percorrendo mais de 40km com travessia de uma balsa, o que tornou possível uma boa interação de participantes do lado brasileiro e boliviano, trocando impressões e experiências para além do campo das energias renováveis. Já nas proximidades de Cachuela Esperanza, que já se ocupou em tempos áureos da borracha em ser a capital do Beni, sob a coordenação do empresário Nicolás Suárez Callaú.

No final do dia os integrantes do Comitê se reuniram com representantes sociais e políticos de Cachuela no salão de reuniões do antigo hotel para ajustar detalhes do projeto e apresentar ideias em torno do sistema de abastecimento de água com energia solar fotovoltaica que deverá ser montado pelo engenheiro e posteriormente discutido com a comunidade para ajustes, bem como os objetivos do projeto do COMVIDA que é de fortalecimento comunitário para a luta contra as grandes instalações hidrelétricas na floresta Amazônica.

A administradora política da comunidade, reconhecida como sub alcaldeza (sub prefeita) fez compromisso de seguir apoiando as iniciativas do Comitê e de viabilizar complementos ao projeto técnico de bombeamento de água com energia solar, dado os altos custos e baixa capacidade financeira dos moradores.

A comitiva regressou a Guayaramerim sob chuva e com a noite chegando os integrantes do lado brasileiro fizeram a travessia do rio Mamoré e seguiram seus destinos, certos de mais uma etapa cumprida em favor da defesa da vida do rio e de seus povos.



Para saber sobre a Comunidade de Cachuela Esperanza acesse: https://historias-bolivia.blogspot.com/2020/04/breve-historia-de-cachuela-esperanza.html entre outros canais.


Apoio:

                                                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA defende projeto de lei municipal pela instituição da Semana da Água no município de Guajará Mirim

COMVIDA REALIZOU ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE MARÇO EM GUAJARÁ MIRIM\RO

COMUNIDADES INDÍGENAS BOMBEIAM ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA